terça-feira, 4 de maio de 2010

CINE BELAS ARTES - O Mensageiro


Ainda na linha das seções inspiradas na programação de filmes da tv brasileira, temos a Cine Belas-Artes, dedicada aos filmes mais classudos da atualidade.



Imagine que você vai participar do pior momento da vida de pessoas que você nem conhece. 
Como seria sua reação?

Esta é, basicamente, a premissa de O Mensageiro, filme de Oren Moverman com Ben Foster e Woody Harrelson.


No filme, Ben Foster é Will Montgomery um sargento do exército americano que, após sofrer ferimentos na guerra do Iraque, é remanejado para um serviço, digamos, mais "fácil": fazer parte da divisão de notificação de falecimento de militares no front iraquiano.


É o capitão Stone (Woody Harrelson) quem enuncia as regras: 

1 - Leia o manual, aprenda o script;

2 - Nunca diga coisas como 'perdido', 'acabado' ou 'fez a passagem'. 

3 - Precisamos ser claros, dizer 'assassinado' ou 'morto';

4 - Não fale com ninguém, a não ser com o parente mais próximo;

5 - E não toque no Notificado.

Parece fácil, não é? Não, não é! Como disse bem o Érico Borgo, "pena que as famílias dos mortos não tenham um manual a seguir". As atuações, mesmo dos coadjuvantes, são tão intensas, que cada notificação beira o realismo documental. Um show de interpretação!


O Mensageiro não é um filme que veio para criticar ou enaltecer a posição americana diante das guerras que o país vem travando. Não, ele se dispõe a falar de algo mais perturbador (e grandioso), que é a reação humana ao sentimento de perda.

E quando falo perda, não falo só de morte. Falo também de vida! Das pessoas que deixamos ir embora, da identidade que perdemos, do sentido das coisas que, em certas circunstâncias, parece desaparecer.

Mas principalmente, o filme trata do que as pessoas fazem com esse vazio que sentem, e de como conseguem transformá-lo. A moral da história não poderia ser diferente: Ninguém perde nada, sem que exista outra coisa para colocar no lugar. Mesmo que esta outra coisa seja a tristeza.

Aqui vai o trailer do filme:




NOTA

A dobradinha Ben Foster e Woody Harrelson está fantástica neste filme. A trilha sonora é perfeita. Enfim, o filme é uma pintura!

Por isso, ganha a nota máxima! Toruk Makto, aparece ae meu filho =P


1 comentários:

Nina disse...

Adorei a crítica, deu até vontade de assistir. Muito bom o blog, parabéns!